Você Sabe o Que é Preciso Para Ser Uma Aeromoça?
Trabalhar viajando, conhecendo diferentes lugares do mundo e ainda sendo paga para tudo isso é o que muitas pessoas gostariam de fazer, não é verdade? A aeromoça, também conhecida como comissária de bordo é a profissional que ganha a vida dessa forma. Porém, de início, ressaltamos que não é uma carreira fácil e exige muito estudo, responsabilidade e alguns requisitos específicos.
Por isso, fizemos esse artigo especialmente para você saber o que é preciso para se tornar uma comissária de bordo. Confira!
Aeromoça – Altura e idade
Sim, alguns requisitos básicos para trabalhar nessa área são referentes à altura e idade da pessoa, ou seja, as mulheres precisam ter no mínimo 1,58 metro de altura e os homens, 1,65. Isso porque os profissionais precisam alcançar todos os compartimentos e utensílios da aeronave, além de conseguir se locomover dentro do avião.
Em relação a idade, só é possível tornar-se uma aeromoça ou um comissário de bordo se tiver mais de 18 anos, sendo que não há um limite de idade máxima de acordo com a Lei.
Características e funções
Uma aeromoça/comissária de bordo ou comissário devem:
– Ser comunicativos;
– Ser responsáveis;
– Pacientes;
– Simpáticos;
– Oferecer alimentação pernoite;
– Zelar pela segurança a bordo;
– Checar equipamentos de segurança;
– Transmitir informações durante o voo;
– Receber e encaminhar os passageiros para seus lugares;
– Atender solicitações dos passageiros.
Tudo isso para tranquilizar passageiros e evitar problemas durante uma viagem.
Formação
Para atuar como comissária de bordo não é preciso experiência prévia, mas é obrigatório ter o ensino médio completo, saber inglês e ter formação de comissária de bordo em um curso reconhecido pela ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil. Nesse caso, é necessário, no mínimo, 138 horas de aula, que duram entre quatro e seis meses.
Nessas aulas os alunos serão ensinados sobre questões de segurança, sobrevivência na água e selva, primeiros-socorros, noções de meteorologia, legislação, regulamentação do setor aéreo brasileiro, entre outros itens.
Após esses estudos, será necessário realizar provas feitas pela ANAC com o objetivo de comprovar o domínio sobre o que é exigido para atuar na profissão.
Além disso, é exigido uma série de exames para comprovar que a candidata está apto a trabalhar na área, pois durante o serviço é importante saber lidar com situações diversas.
Treinamento de Comissária de bordo
Depois de todo esse processo, o candidato precisa passar por um treinamento interno da companhia, em caso de contratação. Instruções práticas e teóricas serão passadas a futura comissária, como a simulação para cada tipo de avião.
A empresa também precisa oferecer um estágio de ao menos 15 horas de voo e após esse período a candidata precisa fazer uma prova prática aplicada por profissionais da ANAC, conhecida como “cheque”.
E finalmente, após aprovação nesse exame, a candidata terá a CHT (Certificado de Habilitação Técnica) para exercer a profissão.
Lembrando que se você for viajar e precisar de um estacionamento perto do aeroporto de Guarulhos, entre em contato com a Urban Park e faça sua reserva!
+ Não há comentários
Acrescente o seu