Saiba Como Resolver Problemas com Voos
Imprevistos com o voo são comuns de acontecer, tanto no Brasil como no exterior, podendo prejudicar todo o planejamento estabelecido para a sua viagem. Por mais que gere um stress, atualmente é possível solucionar essas situações e até mesmo garantir uma indenização, basta saber dos seus direitos como consumidor.
Saiba como resolver atraso de voos, cancelamento e overbookings.
Atrasos ou cancelamentos de voos
Diversos motivos podem causar esse tipo de imprevisto para a sua viagem como condições climáticas, que influenciam diretamente nas condições de voo, manutenção não programada na aeronave, excesso de tráfego aéreo, problemas com a tripulação ou até mesmo o volume de ocupação no voo.
A maioria deles não podem ser previstas e são necessárias para que a segurança dos passageiros seja garantida. Mas com isso, prejuízos são acrescentados à viagem, não só financeiramente, mas também de compromissos e outras coisas importantes.
Nestes casos a lei exige que a companhia ofereça assistência material, de acordo com o tempo de atraso. Sendo assim, na primeira hora é necessário oferecer meios de comunicação com parentes e amigos. Na segunda hora, alimentação e depois de quatro horas hospedagem e transporte.
Além disso, depois das quatros horas de espera é de direito do passageiro exigir uma reacomodação, reembolso ou que o serviço seja realizado por outros meios de transporte, no caso de destinos próximos.
Overbooking
Ainda que seja uma prática proibida, o overbooking acontece bastante no Brasil, impedindo que o passageiro embarque mesmo que tenha cumprido corretamente todos os requisitos necessários.
Essa falha pode ser ocorrida por diversos fatores como a mudança de aeronave para uma com uma quantidade menor de assentos, acomodação de outros passageiros que perderam suas conexões ou até mesmo a venda a mais de assentos do que a quantidade disponível no voo.
As companhias brasileiras não costumam ser muito transparentes nesses casos, dificultando bastante a resolução desse problema. Mas é de responsabilidade deles prestar assistência material de acordo com o tempo de espera no aeroporto, como hotel, alimentação e transporte até o próximo voo, etc.
Além disso, são obrigados a pagar uma compensação financeira, oferecer reacomodações no primeiro voo, seja dela ou da concorrente, para seu destino e até mesmo o reembolso do valor investido nas passagens.
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