Viver Viajando é Possível: Conheça os Nômades Digitais
Bem vindo ao mundo dos nômades digitais, um grupo de pessoas que encontrou uma nova forma de viver.
Viver viajando é possível desde os dias mais remotos da passagem da humanidade sobre a terra. Afinal, houve um tempo em que nossos ancestrais eram nômades, sempre em busca de alimentos, abrigo e melhores condições de sobrevivência.
Mas é claro que não é a esse tipo de nômades que estou me referindo, tampouco aos outrora populares caixeiros viajantes, tanto menos aos piratas e conquistadores da era das grandes navegações.
Os nômades a que nos referimos vivem no nosso tempo e só precisam de uma conexão, um notebook e um conjunto de habilidades. Enfim, nada que você não possua. O que quer dizer que você também pode ser um nômade digital.
O que é um nômade digital?
Para entendermos o que é um nômade digital o primeiro passo consiste em diferenciar o que é viajar a trabalho do que é trabalhar viajando. Executivos, médicos, cientistas e outros profissionais viajam a trabalho.
No caso dos nômades digitais, estamos falando sobre como viver viajando e trabalhando, sem que as duas coisas tenham uma relação direta.
Inclusive, no blog Pequenos Negócios Lucrativos, o Diego Coutinho sugere muitas ideias para realizar trabalho remoto.
Em outras palavras, você pode exercer a mesma atividade que um nômade digital e permanecer a vida inteira no mesmo lugar.
O nômade é um empreendedor digital que, devido às condições de seu trabalho, pode exercer sua atividade de qualquer lugar do mundo, bastando, para isso, ter um equipamento e uma conexão com a internet.
O nômade digital é um explorador e aventureiro, que gosta de percorrer o mundo full time. O trabalho digital é como qualquer outro. A diferença é que não faz diferença de onde você trabalha, pois você pode fazer as mesmas coisas e obter o mesmo resultado.
É produto de um mundo globalizado, em que as distâncias encurtaram dramaticamente. Hoje é possível ter relações comerciais bem simples com pessoas que moram na Tailândia, no Canadá ou na África do Sul sem sair do lugar, bastando ter uma conexão.
Como ser um nômade digital
Pense em qualquer trabalho que você possa fazer 100% online, com o qual você possa obter uma remuneração que lhe permita viajar o tempo todo.
Já dá para perceber que não é tão fácil, mas qualquer um pode se transformar em nômade digital. Até porque há diversas formas de empreender e trabalhar pela internet.
Você deve ouvir muito falar nos blogueiros que se tornaram nômades digitais. Não é tanto pelo fato deles serem autores supertalentosos, mas sim por terem descoberto um modelo de negócios que pode ser altamente lucrativo.
Estamos falando, efetivamente, do Marketing de Afiliados, um modelo que aproxima consumidores de produtos. Quem faz essa aproximação é o produtor de conteúdo. O conteúdo é o canal, pois aproxima e conecta consumidores em potencial a produtos que se encaixem em seus estilos de vida e padrões de consumo.
Se você conseguir se tornar uma autoridade, formar um bom público, escolher os produtos corretos para representar e adotar as melhores práticas para conversão dessas pessoas em clientes, você pode começar a ganhar muito dinheiro e pensar em arrumar as malas.
O mesmo acontece em qualquer situação em que a atividade seja exclusivamente online. Profissionais que trabalham, por conta própria, como produtores de conteúdo, web designers, desenvolvedores, produtores digitais, programadores, jornalistas e escritores também podem vivenciar a aventura de ser um nômade digital.
Histórias inspiradoras de nômades digitais
A melhor forma de nós reconhecermos que é possível é termos exemplos de pessoas que fizeram acontecer.
É o caso de Matheus de Souza e Laís Schulz, fundadores do Be Freela, blog onde falam de suas experiências como nômades digitais, viagens e estilo de vida.
Além de produtora de conteúdo, Laís é, também, fotógrafa. Ambos obtiveram destaque e se transformaram em autoridades digitais a partir de postagens no Linkedin.
Entre as marcas para quem já produziram conteúdo estão: Facebook, Sandmark, Paul Rich, Stronger, Pepsi, Google e Caixa.
O casal Jair e Nayara Ribeiro é outro exemplo de que é possível. O detalhe é que os donos de uma agência digital, que pode ser administrada de qualquer lugar do mundo, ainda carregam na bagagem o pequeno Matheus, filho do casal.
O Fernando Kanarski é nômade digital desde 2015, graças à atividade de consultor e instrutor em Google Analytics e Ads, além de atuar como consultor de Marketing Digital para e-commerces e pequenas empresas. A parte boa é que a maior parte do trabalho é feito por via remota.
Gostou da ideia? Então vá em frente…
+ Não há comentários
Acrescente o seu