Economize Dinheiro Comprando Dólar aos Poucos

Economize Dinheiro Comprando Dólar aos Poucos


Tempo de Leitura: 2 minutos

Comparado há anos atrás, o dólar aumentou bastante. Porém, mesmo que os brasileiros tentem fugir dessa realidade, é impossível não sentir seus efeitos na economia. Isso porque ele funciona como um regulador entre as moedas. 

Frente a essa situação, muitas pessoas que já possuem uma viagem marcada para o exterior acabam ficando preocupadas, visto que comparado ao dinheiro americano, o real ficou bastante desvalorizado, aumentando então o custo da viagem. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar na hora de trocar seu dinheiro para viajar e, assim, fazer seus reais renderem mais. 

Compre dólar aos poucos

A estratégia mais utilizada para economizar com o câmbio é ir comprando o dólar aos poucos. Em novembro do ano passado essa moeda estava valendo R$ 3,44, já com a taxa de IOF. 

Hoje, esse mesmo valor valeria 660 pesos no Chile, tornando então vantajoso o investimento em um momento que o dólar estava sendo considerado “caro”. Atualmente R$ 3,44 valem 522 pesos. 

Essa regra não vale apenas para o Chile, mas para todos os demais países. Isso porque o dólar e o euro são a única forma de preservar o poder de compra no mundo todo, mas claro, se comprados no momento certo. Por esse motivo, é sempre importante estar informado sobre isso. 

Outra dica é fazer uma poupança para viagem em dólar. Se for comprando aos poucos, é possível diminuir os efeitos gerados pela desvalorização do real. 

E se o dólar cair?

Nem mesmo os economistas conseguem prever ao certo essa hipótese, porém, sempre há dois fatores em jogo, a conjuntura mundial e, também a economia do país em questão. 

Se o Brasil está em uma boa fase, a tendência é que o real fique valorizado. Mas se acontecer o contrário, certamente nosso dinheiro desvaloriza ainda mais. 

Porém, mesmo que aqui esteja tudo em ordem, ainda podemos sofrer influência de crises econômicas internacionais. Fazendo com que investidores se refugiem no dólar e, enfraquecendo moedas como o real. 

Considere poupar dólar num cartão pré-pago

Caso seu destino de viagem não utilize dólar e nem euro, considere a opção de colocar o dinheiro em um cartão pré-pago, mesmo que com a taxa de 6,38% de IOF. Mas, dessa forma é possível garantir a cotação mais favorável da moeda local para o dólar.

Se preferir levá-lo em dinheiro vivo será necessário trocar em casas de câmbio, estratégia que provavelmente vai te fazer perder mais dinheiro, que a taxa de IOF do cartão pré- pago. 

+ Não há comentários

Acrescente o seu