O Efeito Das Viagens no Bem-estar Mental
A pandemia do novo coronavírus não permite que a gente possa viajar como antes, especialmente para outros países.
Além de ser algo chato para a nossa vida, a ausência de viagens ainda pode causar danos em nossa saúde emocional, sabia?
Afinal, existe um documentado efeito das viagens no bem-estar mental das pessoas.
Nós não viajamos só porque é legal, mas também porque faz bem para a nossa saúde.
Isso é especialmente importante em um momento de pandemia, visto que a ansiedade aumentou consideravelmente no Brasil – que já era um país com bastante casos de ansiedade em comparação com a sua população.
No entanto, essa é uma daquelas situações em que o problema impede a cura: afinal, a pandemia é um elemento que aumenta a ansiedade, mas por causa dela não podemos viajar.
Sendo assim, saiba a seguir quais são os principais efeitos das viagens no nosso bem-estar mental.
5 exemplos do efeito das viagens no bem estar mental
1. Alívio de estresse
Viajar é como pausar a vida por um momento e viver dias seguidos de diversão e lazer.
Essa quebra de rotina diminui os níveis de estresse e é como se reiniciassem o sistema operacional do cérebro.
E mesmo que a agenda de férias seja escalar montanhas ou correr na praia, sua mente ainda responderá com felicidade, por ser algo novo e de sua escolha e irá recarregar suas energias para voltar ao cotidiano.
2. Aumento dos níveis de felicidade
E por falar em felicidade, viajar periodicamente cria inúmeras boas memórias, o que faz com que o seu emocional esteja sempre expandindo para sentimentos positivos.
Sair da rotina ao lado das pessoas que você gosta garante risos, abraços e situações inusitadas que moldarão o desenrolar da sua vida e criarão histórias que serão sempre lembradas com carinho.
3. Maior compreensão e capacidade de empatia
Você sabia que pessoas que viajam com mais frequência se mostram mais empáticas?
Isso porque pessoas viajantes estão dispostas a explorar ambientes fora da sua zona de conforto, lidar com hábitos diferentes dos seus, além de encontrar diversas pessoas desconhecidas pelo caminho e até fazer novas amizades!
Viajar abre fronteiras e constrói pontes para o entendimento de que cada ser humano tem a sua própria história.
4. Hábitos mais saudáveis
A correria do dia a dia piora cuidados básicos como alimentação, exercícios e as horas de sono necessárias para acordar disposto.
Durante as férias há uma melhora na rotina, com café da manhã e refeições mais saudáveis, sono regulado e sem estresse – geralmente em colchão e lençóis superiores aos de sua casa – e atividades externas como ecoturismo, passeio na praia, caminhada e até tour de compras.
Tudo isso garante muito exercício e ainda oferece um ar mais puro para respirar do que o costumeiro.
5. Expansão do conhecimento e cultura
Viajar é também aprender e o mundo é a melhor sala de aula.
É viajando que se aprende por observação, sobre culturas diferentes, gastronomia, artes, música, geografia, clima, história e muito mais.
Quem viaja previne também problemas de memória, pois mantém a mente elástica e sempre ativa, principalmente se aprende uma língua diferente da sua.
6. Dica de destino
Você já pensou em conhecer a Angola? Esse lugar é rico em muitas belezas naturais.
Além disso, é um ótimo destino para os turistas que desejam ter novas experiências e conhecer culturas e regiões fantásticas.
Por isso, pensando nisso, que tal conferir uma lista com os melhores hotéis em Luanda – capital do país? Assim, já dá para você ter uma boa ideia da estrutura e características do local.
Kalandula e suas as quedas de água, por exemplo, é um local que não pode ficar de fora do seu roteiro. Elas têm 410 metros de comprimento e 105 de altura. O barulho e o visual são incríveis.
Além do mais, ce você nunca fez um safári, Angola pode ser o local ideal. É impressionante a diversidade de animais selvagens que existem naquela região. Provavelmente, você ficará encantado com cada detalhe.
Inclusive, muita gente não sabe, mas o país também é considerado uma das melhores regiões para surfar. Profissionais e iniciantes no esporte podem aproveitar as belíssimas ondas de Angola.
E mais, para quem gosta de experimentar alimentos diferentes, o país é o destino ideal. A culinária e a música têm bastante referência portuguesa.
Agora que você já viu o efeito das viagens no bem-estar mental, não precisa se sentir culpado por querer viajar nessa pandemia. É normal!
No entanto, lembre-se de que, por mais que queiramos viajar, não devemos fazer isso para não espalhar ainda mais o vírus.
Assim, é importante se planejar para aproveitar para planejar a sua viagem pós-pandemia.
Ah, não esqueça de deixar um comentário contando para qual país você quer viajar quando isso tudo acabar!
+ Não há comentários
Acrescente o seu