Cuidados Com a Saúde Antes de Fazer Uma Viagem de Aventura
Está se preparando para uma viagem de aventura, um passeio que vai fazer sua adrenalina chegar lá em cima? Se sim, você não pode deixar de conferir este artigo!
Nele, nós vamos te mostrar três cuidados importantes para se ter com a saúde antes de fazer uma viagem de aventura, bem como quais as principais atitudes a serem tomadas antes, durante e depois da viagem. Veja!
Viagem de aventura: cuidados com a saúde
1. Consulta médica
Toda a euforia e animação antes de uma viagem de aventura acontecer não podem ser desculpas para não dar aquela passadinha no médico para ver se está tudo bem com sua saúde.
Dessa forma você vai para a sua viagem tendo certeza de que não está se colocando em risco e que seu corpo dá conta de toda a adrenalina!
Provavelmente o médico irá solicitar alguns exames, garantindo que seu corpo está pronto e bem para conseguir fazer a viagem sem grandes problemas, evitando assim, ter algum tipo de problema que poderia ter sido evitado com exames simples.
Essa consulta já é importante para pessoas que não possuem doenças crônicas, e ainda mais importante para pessoas que possuem: diabetes, doenças cardíacas e hipertensão.
Isso porque, essas doenças precisam ser monitoradas mais de perto e, em muitos casos, os médicos precisam dar uma autorização para o paciente viajar, descrevendo quais são os principais tratamentos e medicamentos precisam ser seguidos por outro profissional que venha a te atender caso ocorra algum problema.
Além disso, é importante ressaltar que mulheres grávidas também precisam passar pelo médico para verificar se podem ou não viajar – principalmente em relação a viagens de avião, devido a pressão que o avião produz na decolagem e no pouso.
Sendo assim, não deixe de consultar seu médico antes do seu passeio.
E agora vamos dar algumas outras dicas de cuidados com a saúde antes de fazer uma viagem de aventura. Confira!
2. Vacinas
Uma das mais importantes dicas é ter todas as vacinas em dia, principalmente se você for viajar para fora do país. Mas, caso você vá viajar para outro estado, também é importante checar se você precisa de alguma vacina específica.
Muitas vezes, acreditamos que por estarmos dentro do país, a carteira de vacinação é a mesma, mas isso não é verdade.
Por exemplo, caso você vá para o Tocantins, você precisa tomar vacina de febre amarela.
Cada estado pode ter uma carteira de vacinação diferente, por isso é muito importante consultar esse tipo de informação antes de sair para viajar.
Além disso, muitos países também não permitem a entrada de pessoas, caso a carteira de vacinação não esteja em dia. Portanto, fique atento a essa informação.
Desta forma, se for sair do país, pesquise quais são as normas de vigilância quanto à vacinação de estrangeiros. Alguns países são extremamente rígidos quanto a isso.
E quando for realizar sua consulta com o médico (dica 1), leve sua carteira de vacinação, explique que irá viajar, diga quais vacinas o país exige e ele irá encaminhá-las para tomá-las.
Uma questão importante a ser lembrada é que mesmo que você faça apenas conexão em determinados países, o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP) deve ser apresentado.
Então tenha cuidado para não perder a viagem por conta da falta dela, ok?
3. Check-up
Sempre que for viajar é importante passar por uma consulta com um médico, pois podem haver doenças desconhecidas e acontecer delas se manifestarem durante a viagem.
Desta forma, é imprescindível que você passe pelo médico, faça alguns exames e saiba se há algo com que se preocupar. Fazendo isso, você irá viajar de forma mais tranquila e poderá aproveitar ainda mais sua aventura.
Inclusive, se sua viagem de aventura for exigir muito de seu condicionamento físico, é importante que você faça alguns exames mais específicos, como: eletrocardiograma, medir níveis de colesterol, e qualquer outro exame que o médico solicitar.
O que acontece nas viagens de aventura é que muitas vezes nossos corpos são levados ao limite, e você poderá sofrer com algumas condições climáticas também, como por exemplo:
- Ar rarefeito;
- Altitudes elevadas;
- Baixas altitudes/;
- Elevação e diminuição de temperaturas;
- E muitos outros fatores que façam seu corpo ter alguma reação inesperada.
Tenha em mente que se você for realizar algum tipo de aventura com longas caminhadas, percursos a pé, escalada e tudo que envolve muito esforço das pernas, você deve, além dos exames de check-up, visitar um angiologista.
Isso porque, esse médico que cuida de varizes pode te ajudar a garantir que esteja tudo em perfeito estado com as suas pernas, veias e artérias.
Hoje nós falamos um pouco sobre cuidados com a saúde antes de fazer uma viagem de aventura e apresentamos 3 motivos para você procurar o médico e garantir que esteja tudo bem antes de fazer as malas e partir para toda a adrenalina!
Portanto, não esqueça de seguir todas as recomendações médicas, tomar as vacinas necessárias e garantir que a sua saúde esteja em dia, ok? Assim, sua viagem será inesquecível e bastante proveitosa!
+ Não há comentários
Acrescente o seu