Cartão de Crédito Internacional: 5 Situações Para Usar Durante a Viagem
Por mais que o cartão de crédito seja um acessório que facilita durante a viagem, evitando a troca de dinheiro e etc, ele não costuma ser tão utilizado pelos brasileiros. A primeira razão para evitar essa tecnologia é o imposto de 6,38% aplicado pelo governo em 2011 sobre operações financeiras de crédito.
Além disso, a instabilidade cambial também é um problema para as compras realizadas eletronicamente no exterior. Isso porque elas não são cobradas pelo câmbio do dia, mas sim pelo valor do dólar no fechamento da fatura. Ou seja, fora do país é melhor usar o cartão de crédito apenas em emergências.
Mas apesar desses aspectos, existem algumas situações que oferecem melhores condições no uso do acessório, ou até mesmo exigem a apresentação dele. Confira quais são elas e esteja prevenido quando for viajar.
Aluguel de carro
Fora do Brasil não tem como realizar o aluguel de um carro sem apresentar um cartão de crédito. Mesmo que o serviço já esteja pré- pago, no momento da retirada é realizado um bloqueio no cartão para garantir a segurança da locadora. Porém, o procedimento não pode ser realizado em nenhum outro tipo de cartão.
Fazer check-in em alguns hotéis de rede
Normalmente em hotéis americanos, a apresentação do cartão de crédito internacional é necessária, pois assim como as locadoras de automóveis, é realizado o mesmo procedimento no momento da reserva.
Neste processo uma parte do seu limite de gastos é bloqueada, mas logo após o check- out esse valor é estornado, ou até mesmo pago com dinheiro, para que o turista não seja prejudicado.
Quando o cliente tem preferência pelo pré-pago, corre o risco de ficar sem dinheiro nos últimos dias da viagem, já que o bloqueamento é realizado no valor carregado no cartão para a viagem.
Abastecer em postos de gasolina de autoatendimento
Principalmente nos Estados Unidos, é comum encontrar postos de gasolina sem funcionários para te auxiliar. As bombas só são liberadas após o pagamento, que pelas condições do estabelecimento só pode ser realizado com cartão de débito ou crédito.
Assim como nos hotéis, é normal que a cobrança venha em um valor maior do que o solicitado, porém, os excedentes são estornados para a conta do consumidor logo depois.
Hotéis Argentinos
Os argentinos costumam oferecer aos turistas uma isenção de 21% do IVA e ICMS para aqueles que pagarem as despesas de hospedagem com o cartão de crédito internacional, que mesmo com os impostos de 6,38%, ainda valem bastante a pena.
Passagens de trem na Europa
Outro item que vale a pena comprar com o cartão de crédito são as passagens de trem da Europa, vendo que lá é possível visitar os países vizinhos por esse meio de transporte. Comprando os bilhetes com até 90 dias de antecedência, as ferroviárias costumam oferecer descontos de 30 a 70%, que são maiores que a taxa de IOF.
+ Não há comentários
Acrescente o seu