Coronavírus: Selo Turismo Responsável é Implantado Para a Retomada de Viagens

Coronavírus: Selo Turismo Responsável é Implantado Para a Retomada de Viagens


Tempo de Leitura: 2 minutos

A pandemia do Coronavírus tem causado muitas mudanças no setor de turismo, visto que muitas viagens tiveram de ser canceladas por conta do alto índice de  contágio do vírus. 

Pensando nisso, e na retomada dessas atividades, o Ministério do Turismo, junto com a ANVISA, criou um selo nomeado como “Turismo Responsável – Limpo e Seguro”, para a volta de voos e viagens. 

Esse tipo de ação já está sendo aplicada em outros países, que também estão voltando a normalidade aos poucos, e procura estabelecer protocolos de higiene e boas práticas no combate a proliferação do Covid-19.

O que é o selo “Turismo Responsável”?

Como citado acima, este protocolo foi criado a fim de orientar empresas e passageiros para voltar a seguir as atividades turísticas com segurança e proteção. 

Por enquanto, 15 atividades estão incluídas nas medidas preventivas. São elas: Agências de Turismo, Organizadoras de Eventos, Meios de Hospedagem, Transportadoras Turísticas, Restaurantes, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos, Bares, Cafeterias, Locadoras de veículos para turistas e outros. 

Principais protocolos de segurança e higiene

Para esse selo foram criados protocolos específicos, e outros já utilizados desde o início da pandemia. Entre elas estão:

  • Medição da temperatura de todos os turistas nas entradas dos estabelecimentos;
  • Uso de máscaras;
  • Dispenses de álcool em gel em locais estratégicos dos estabelecimentos;
  • Organização dos locais para que a distância social de pelo menos 2 metros seja respeitada. 

Como solicitar o selo “Turismo Responsável”

A solicitação do selo pode ser realizada de forma gratuita pelo Site do Turismo, mas antes, o estabelecimento precisa estar inscrito no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e seguir as orientações destinadas ao segmento em que atua.

Ao declarar que cumpre todas as orientações, é gerado um selo, que pode ser incluído num local visível para o acesso dos clientes. Lembrando que cada um deles terá um QR Code, no qual os turistas poderão visualizar as medidas de prevenção adotadas pelo estabelecimento. 

+ Não há comentários

Acrescente o seu