Dicas de Como Alugar um Automóvel em Viagens Internacionais
Se você está planejando fazer uma viagem internacional daqui alguns meses, além das passagens, hospedagem e roteiro, você também está pensando na possibilidade de alugar um automóvel?
Algumas pessoas, principalmente em suas primeiras viagens, não costumam dar atenção a esse detalhe, porém ele pode fazer toda a diferença.
Vale ressaltar que diversas cidades em outros países possuem uma excelente infraestrutura de transporte público, não sendo necessário fazer a locação de um automóvel.
No entanto, existem outras que, caso você não tenha um carro disponível para se locomover, provavelmente terá alguns problemas e gastos adicionais com táxis ou Uber.
Isso significa que a locação de um automóvel em viagens internacionais vai depender muito da sua necessidade. Por exemplo, em uma viagem de intercâmbio, utilizar o transporte público pode ser mais vantajoso.
Mas caso sua viagem seja com foco turístico, a locação de um carro sem dúvidas irá te trazer muitos benefícios.
Quer saber mais sobre essa opção? Continue a leitura e confira!
O que é necessário saber sobre locação de automóvel em viagens internacionais
Quando se fala em locação de automóvel em outro país, algumas dúvidas costumam surgir. Será que o valor é muito caro? Eu vou conseguir dirigir em outro país? Eu posso dirigir em outro país?
Essas dúvidas são normais, afinal de contas, estamos falando sobre visitar outro país, que pode ter culturas e leis de trânsito diferentes das do Brasil.
Porém, saiba que alugar carros em outros países é muito comum entre brasileiros. Um destino onde esse hábito costuma ocorrer é os Estados Unidos, principalmente em Orlando.
Isso porque as pessoas querem aproveitar o máximo possível os parques e eles possuem certa distância um do outro, sendo necessário ir de carro ou com os próprios transportes oferecidos pelos parques.
Se você tem dúvidas sobre locação de carros em viagens internacionais, confira nossas dicas abaixo:
Dicas principais
Tenha atenção à idade mínima para alugar o carro
Nos Estados Unidos e na Europa, o padrão mínimo de idade é de 25 anos, mas podem existir variações de acordo com o país que será visitado.
Em algumas locadoras, existe a opção de taxa “underage”, que significa menor de idade. Essa taxa permite que o viajante possa fazer a locação do veículo mesmo se estiver abaixo da idade mínima exigida.
No entanto, para algumas categorias de carros, que são classificadas como superiores ou de luxo, algumas locadoras podem exigir que o condutor tenha uma idade maior.
Por esse motivo é muito importante verificar todas as informações com antecedência.
Saiba qual é a carteira de habilitação exigida
É muito importante que a habilitação seja de acordo com o tipo de veículo que você deseja fazer a locação. Por exemplo, no Mercosul, o viajante precisa ter a carteira nacional de habilitação (CNH) permanente e que não esteja vencida.
Caso o viajante for transitar entre países do Mercosul, ele precisará ter a Carta Verde, que é um documento que habilita o trânsito entre os países: Chile, Argentina, Brasil, Peru e Uruguai.
Isso significa que é muito importante verificar qual é exigência do país que você deseja visitar.
Além disso, a maioria das locadoras não permite que o viajante utilize o carro por mais de 50 km além da fronteira com o país onde o veículo foi retirado.
Faça a solicitação de uma habilitação internacional
A Permissão Internacional para Dirigir (PID) pode parecer difícil de tirar, porém é muito simples.
Uma vez que o motorista tenha a sua carteira de habilitação nacional, ele pode solicitar para o Detran a sua carteira internacional.
Para fazer a solicitação é necessário pagar uma taxa e após o processo, a habilitação internacional será enviada para o endereço do solicitante.
Leve um cartão de crédito com limite e desbloqueado para viagens internacionais
Fazer uma viagem internacional com um cartão de crédito com limite e desbloqueado para compras internacionais é essencial, pois as locadoras pedem uma caução de garantia, que funciona como um bloqueio de um valor no cartão do responsável pela reserva do carro.
Esse valor bloqueado no cartão de crédito é liberado depois que o carro é devolvido à locadora. Isso serve como garantia para que a locadora cubra eventuais custos adicionais que possam surgir durante o uso do automóvel.
Verifique a possibilidade de alugar o veículo em uma cidade devolvê-lo em outra
Na Europa e nos Estados Unidos, principalmente, é comum que viajantes conheçam, diferentes estados e cidades. Isso quer dizer que você pode desembarcar em um aeroporto, mas voltar para o Brasil por outro e durante essa locomoção entre regiões, você pode utilizar um carro alugado.
Na maioria das vezes as locadoras oferecem essa opção, porém é recomendado sempre consultar primeiro a disponibilidade, pois cada uma possui suas regras.
No que mais é necessário ter atenção para alugar um automóvel em viagens internacionais
Se depois de conferir nossas dicas você está pensando em alugar um automóvel em viagens internacionais, saiba que isso não é um bicho de sete cabeças.
Basta verificar todas as informações com antecedência e entender que você estará em outro país e precisará seguir as leis dele.
No momento de alugar o carro, também você também pode conferir se itens e acessórios estão funcionando corretamente, como o rádio automotivo, sensores de estacionamento, câmeras de ré, etc.
Inclusive, pode ser que você dirija um carro com itens que você nunca utilizou antes, portanto tenha paciência e atenção para ter uma viagem confortável, segura e exatamente do jeito que você planejou.
+ Não há comentários
Acrescente o seu