Dupla Nacionalidade: Hipóteses Para Solicitação e Documentos Necessários
Muitas pessoas sonham com a possibilidade de viver no exterior ou até mesmo ter fácil acesso para viagens, sem ter que esquentar a cabeça com as diversas burocracias envolvidas na solicitação de acesso a alguns países.
Ter a dupla cidadania pode te trazer todas essas facilidades, porém, o processo de obtenção embora seja bem atraente, não é nada simples, pois varia de acordo com o país no qual você está interessado em obter a cidadania e requer muita persistência, dedicação e até investimento financeiro.
Ficou curioso (a) e quer saber mais sobre o assunto? Então confira este artigo até o fim, nele detalharemos algumas particularidades interessantes para quem deseja solicitar a dupla nacionalidade em diferentes países. Confira!
Conhecendo melhor a dupla nacionalidade
A dupla nacionalidade consiste na possibilidade de um cidadão ser titular da cidadania de duas nações diferentes.
O Brasil prevê esta condição a todos os cidadãos brasileiros, pois tal previsão é amparada pela Constituição Federal, ou seja, todo cidadão brasileiro pode através de previsão legal, ter de maneira concomitante, além da cidadania brasileira, a cidadania de outra nacionalidade.
É importante ressaltar que embora a dupla cidadania tenha benefícios bem atrativos como a possibilidade de morar, estudar e trabalhar de maneira legal em outro país sem sequer precisar correr atrás de visto ou ter seu tempo de estadia no limitado a um certo período de tempo, o cidadão também assume os direitos e obrigações estipulado pelo país para os seus cidadãos.
Como conseguir obter a dupla nacionalidade
Os procedimentos para conseguir a dupla nacionalidade variam bastante de acordo com diversos fatores, como o país no qual você está interessado em fazer a solicitação, a idade do solicitante, descendência, documentações exigidas, etc.
É possível obter dupla cidadania em alguns casos, por exemplo, através:
- Do local de seu nascimento;
- De seus pais (descendência);
- De investimentos;
- Do casamento;
- Entre outros métodos.
Cada caso desses que mencionamos tem suas particularidades que precisam ser avaliadas e conhecidas, portanto, o primeiro passo é buscar informações!
Como o Brasil é um país miscigenado, é muito comum nos depararmos com pessoas com descendência de outros países.
Tal característica permite que possa haver solicitação de dupla cidadania e, por isso trouxemos alguns casos em que é possível solicitar dupla cidadania, inclusive alguns requisitos e documentos, como a certidão de inteiro teor online que são essenciais para a solicitação.
Lista de exigências para a obtenção da cidadania em alguns países
A forma de obtenção da cidadania varia bastante de um país para o outro, e o interessado deve juntar os mais diversos documentos para poder dar entrada no pedido.
Conforme informado anteriormente, é importante destacar que os documentos, os procedimentos e as etapas para a solicitação e obtenção da dupla cidadania variam bastante.
Confira a lista abaixo de diversos países e dos documentos exigidos para a obtenção de cidadania em cada um deles!
Cidadania Estadunidense
O processo para solicitar a cidadania nos Estados Unidos é considerado um dos mais complicados, e no caso para consegui-la é preciso renunciar a cidadania brasileira. Portanto, é preciso se certificar desse grande passo, ok?
Desse modo, para fazer a solicitação da cidadania norte-americana é preciso que o brasileiro se enquadre nos seguintes requisitos:
- Seja maior de 18 anos;
- Possua Green Card;
- Leia, fale e escreva em inglês;
- Saiba a história dos Estados Unidos;
- Não tenha antecedentes criminais;
- Cumpra um dos requisitos para a obtenção da nacionalidade.
Cidadania italiana
Já para o brasileiro conseguir obter dupla cidadania italiana, não é tão complicado assim, pois as leis do país admitem a cidadania pelo jus sanguini, ou seja, pelo direito sanguíneo.
Em outras palavras, se você tiver parentes italianos (avós, bisavós, tataravós, etc.) é bem mais fácil conseguir sua nacionalidade na Itália.
Cidadania Portuguesa
O brasileiro tem várias possibilidades para solicitar a dupla cidadania portuguesa, os casos mais comuns são:
- Ser filho de portugueses;
- Ter algum parentesco com portugueses (descendência);
- Cônjuges de portugueses;
- Companheiros portugueses;
- Residentes em Portugal por mais de 6 anos;
- Entre outras formas.
Cidadania Japonesa
Para quem busca a dupla cidadania japonesa, é preciso observar alguns pontos.
Recém-nascidos no Brasil, cujos pais são japoneses, podem ter dupla nacionalidade quando os pais fazem a requisição dela em até 3 meses depois do nascimento da criança, caso contrário, o recém nascido perde o direito a esse benefício.
No caso de a solicitação ser feita antes dos 20 anos, o solicitante deve escolher uma das nacionalidades (brasileira ou japonesa) até os 22 anos.
Gostou das informações deste artigo? Você já conhecia essas possibilidades ou em algum momento da sua vida teve interesse por adquirir dupla cidadania? Aproveite o espaço abaixo e deixe o seu comentário contando um pouco sobre a sua experiência neste assunto!
+ Não há comentários
Acrescente o seu