Dicas Para se Livrar dos Efeitos do Fuso Horário
Sofrer com os efeitos do fuso horário é comum quando a viagem é para um destino mais distante, que possui um horário diferente do seu país de naturalidade. Isso porque nosso relógio biológico está acostumado com uma rotina e quando se depara com alterações possui algumas reações até se adequar.
Conhecido também como Jet Lag, essa mudança de horário pode causar ao turista cansaço e sono constante, mas apesar disso, também apresenta dificuldades para dormir, podendo gerar dor de cabeça, irritação e até mesmo problemas digestivos.
Tais sintomas atingem cerca de 90% das pessoas que realizam viagens de longa distância e começam a se manifestar já durante o voô com dormência nas extremidades do corpo e formigamento causados pela baixa pressão atmosférica do avião.
Esses efeitos podem acabar atrapalhando os primeiros dias de viagem, vendo que o cansaço impede o aproveitamento dos passeios. Por isso, confira algumas dicas que vão te ajudar a se livrar desse fenômeno.
Como superar os efeitos do fuso horário
É sempre importante se preparar para uma longa viagem, mas pequenas atitudes já podem gerar benefícios, porém, algumas delas precisam ser adotadas algum tempo antes do embarque.
- Hábitos saudáveis: A prática de exercícios pode contribuir bastante nesse momento, mas se isso não faz parte da sua rotina, basta fazer caminhadas diárias uma semana antes da viagem. Isso pode ajudar na circulação e musculatura.
- Boa alimentação: Comer alimentos leves antes e durante o voô são importantes para o bem estar durante a viagem. Além disso é recomendado que uma movimentação seja realizada com alongamento e pequenas caminhadas dentro do avião. isso ajuda na ativação da circulação sanguínea.
- Beba água: Ingerir líquidos é bastante importante para enfrentar longas viagens, sendo assim, é bom evitar bebidas alcoólicas e todas aquelas que aceleram o metabolismo como café, chá e refrigerante, dando preferência para água e sucos.
- Durma: Tente dormir durante o voô, mas sem a ajuda de medicamentos, eles podem piorar os sintomas do fuso horário. Se não conseguir, tente o uso de chás ou coisas mais naturais.
Entenda o fuso horário
Também chamados de zonas horárias, os fusos foram estabelecidos em 1884 em uma reunião realizada em Washington, nos Estados Unidos. Nessa ocasião, o mundo foi dividido em 24 fusos horários diferentes, cujo o referencial para a determinação das horas é o Meridiano de Greenwich.
A hora determinada por esse fuso recebe o nome de GMT e atravessa a Grã-Bretanha, além de cortar o extremo oeste da Europa e da África.
+ Não há comentários
Acrescente o seu