Guia Para Levar Animais de Estimação em Uma Viagem de Avião
Fazer uma viagem de avião é algo que muitas pessoas gostam, é bom para relaxar, conhecer novas pessoas, lugares, experimentar comidas diferentes… Enfim, há uma uma infinidade de coisas para explorar.
Porém, há famílias que têm animais de estimação, como cachorros e gatos, e por isso acabam preferindo levá-los juntos durante uma viagem, seja pelo carinho com eles e optarem por não deixá-los sozinhos ou por não quererem que fiquem aos cuidados de outras pessoas.
Pensando nessa situação, separamos abaixo regras e dicas gerais para quem for levar um pet durante uma viagem. Lembrando que esse transporte é cobrado a parte de acordo com as normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Planejamento
Antes de tudo é importante planejar, peça informações e verifique com a companhia aérea se é permitido a viagem com seu bichinho, normalmente as regras são gerais, mas pode haver exceções, por isso é bom se informar.
Ainda nessa questão de planejamento, veja quanto tempo vai ficar fora, qual a duração do voo, se o país aceita cães e gatos no seu território e quais são as condições do animal, ou seja, é interessante levá-lo ao veterinário para ver questões de vacinação e assim evitar problemas, pois viajar de avião pode ser estressante para o bichinho.
Documentos
É fundamental ter a documentação de acordo com a autoridade veterinária do país de origem, ou seja, o Brasil. Existem dois documentos: CVI (Certificado Veterinário Internacional) e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos.
Além disso, é necessário reservar o transporte antecipadamente com a companhia aérea, pois há um limite de cargas vivas por voo.
Transporte
Em relação ao transporte, há a possibilidade de você levar seu animal de estimação no compartimento de carga ou dentro da cabine, isso varia de acordo com cada companhia e desde que atenda alguns critérios referentes à raça, ao peso e tamanho do pet, além da bolsa/caixa especial que ele ficará, conhecida como “kennel”.
As empresas fornecem as medidas desse objeto, então quando for comprar em uma loja, fique atento às dimensões. Outro ponto importante referente ao kennel é a qualidade, ou seja, escolha aquele que seja resistente, com o tamanho adequado para seu animal de estimação e que possua boa ventilação.
Adaptação para a viagem de avião
Quando estiver chegando próximo ao dia da viagem, comece a colocar o cachorro ou gato na caixa para ele ir se acostumando e se adaptando, dê petiscos, brinquedos e ossos dentro dela para tornar um lugar agradável e familiar para o pet.
Para quem precisa de um cão-guia, o serviço de transporte é gratuito. Vale lembrar que é obrigatório apresentar os documentos e informar a companhia aérea com antecedência sobre a necessidade de um animal de serviço.
E lembre-se, se você for viajar deixe o seu carro no estacionamento próximo do aeroporto de Guarulhos, o Urban Park. Ligue agora e faça sua reserva!
+ Não há comentários
Acrescente o seu