Ilhas em São Paulo Que Você Precisa Conhecer
O litoral paulista é bem amplo e oferece uma variedade de opções aos turistas, são várias opções de praias, trilhas, mergulhos e diversos outros passeios de tirar o fôlego.
Existem diversas ilhas em São Paulo que são de tirar o fôlego e ideais para aquele passeio em família ou mesmo para recarregar as baterias e descansar um pouco.
Os turistas
Há vários tipos de turistas, alguns optam por ficar relaxando na areia, outros vão ao litoral para praticar esportes e beber com os amigos. As ideias que apresentamos aqui hoje são para você que gosta de se aventurar e descobrir algo novo em cada viagem.
Acredite, a natureza é realmente incrível e existe muita coisa para ser observada.
Pensando nisso, te aconselho a deixar o carro no continente e embarcar nessa viagem por ilhas maravilhosas em São Paulo. Vem com a gente!
Aliás, lembre-se sempre, se for fazer uma viagem internacional, aproveite o nosso estacionamento e viaje tranquilo!
Existem ilhas em São Paulo?
Sim e a lista é bem grande. Em uma pesquisa conseguimos descobrir mais de 50 delas, de diversos portes, espalhadas pelo litoral do estado, apenas na cidade de Ubatuba são 20.
Algumas permitem dormir, como são os casos de Ilhabela, Ilha Comprida e Ilha do Cardoso, outras são muito perigosas, como é o caso da Ilha Queimada Quente, em Itanhaém, repleta de cobras e que hoje não tem nenhum morador.
Existem também aquelas que são bem rústicas e que você pode passar o dia aproveitando a paisagem e a natureza, mas não contam com estrutura de conforto ou alimentação.
Pensando nestes três diferentes cenários, vamos falar um pouco sobre algumas opções de ilhas em São Paulo que você pode colocar em seu roteiro para as próximas férias 🙂
Ilha das Couves – Ubatuba
O nosso primeiro destino é no litoral norte, já quase no Rio de Janeiro. Indo da cidade de São Paulo, a distância é percorrida em quase 4h de carro. A Ilha das Couves fica um pouco longe, mas é o destino ideal para quem deseja tranquilidade e curtir o mar e a natureza sem tanta muvuca.
A Ilha das Couves é acessível a partir da praia de Picinguaba por barcos e lanchas.
Ela é de propriedade particular e conta com duas pequenas praias e tem apenas um casal de moradores, com estrutura bem precária para os turistas. O melhor a fazer é levar alguns mantimentos e bebida para passar o dia por lá.
Os barcos começam a deixar a região por volta das 16h, antes de escurecer. Ou seja, para aproveitar ao máximo, vá cedinho.
A rica e bela vida marinha ao redor da Ilha das Couves faz com que amantes do mergulho visitem a região com muita frequência!
Mais conforto em Ilhabela
Essa é uma cidade que tem pouco mais de 35 mil habitantes, mas reúne um conjunto de 15 ilhas, mais de 300 cachoeiras e cerca de 40 praias, algumas acessíveis apenas por barco.
Para chegar a Ilhabela é necessário viajar até o município de São Sebastião e pegar a balsa que faz conexão entre o continente e a ilha.
É uma verdadeira cidade em alto mar que oferece diversas opções aos turistas. Lá tem uma variedade de restaurantes e baladas, trilhas incríveis, cachoeiras de tirar o fôlego e praias paradisíacas.
Para quem adora forró, inclusive, lá é realizado anualmente o evento Forró na Ilha, que acontece sempre no feriado de 12 de outubro.
Existem várias trilhas pela ilha que levam a praias mais desertas, algumas precisam ser percorridas por mais de quatro horas.
Se você quer aproveitar o passeio de uma forma mais confortável, o recomendado é fazer o aluguel de barco em Ilhabela e visitar as praias de Bonete, Jabaquara e a Baía de Castelhanos.
Ilhabela é o tipo de lugar que você vai ter que visitar várias vezes para conhecer tudo!
Ilha do Cardoso (Cananéia)
Você já sonhou em morar na praia e curtir uma vida mais pacata? Se a resposta for sim, não vá a Ilha do Cardoso (rs). Para preservar o lugar, apenas nativos podem construir e permanecer lá, ou seja, pessoas de fora não podem residir na região.
A primeira vez que ouvi falar sobre a Ilha do Cardoso me gerou uma certa curiosidade. Me disseram que o lugar não tinha asfalto, energia elétrica apenas por placas solares e com horários restritos, sem internet …. tudo aquilo me gerou foi mais vontade de conhecê-la.
Saindo de São Paulo ou de Curitiba, é necessário pegar a rodovia Régis Bittencourt (BR 116) até a cidade de Pariquêra-Açu. De lá, pegar a BR 478 que dá acesso a Cananéia. Lá é necessário pegar um barco por quase uma hora, que vai deixar na praia de Marujá, onde estão as principais pousadas da Ilha do Cardoso.
Ao chegar, o turista terá um impacto de como a vida pode ser bela e rústica, mesmo sem necessitar de todos os avanços tecnológicos. Estrada de terra e som de forró e reggae nos pequenos comércios da região.
A estadia na ilha é barato e você precisará de muita disposição para aproveitar as lindas praias e trilhas de região. Por conta da conexão com a mata atlântica (90% de mata preservada) é muito comum ver animais silvestres, principalmente cães, na Ilha do Cardoso.
A ilha é destino certo de jovens nas festas de carnaval e de virada de ano, se você quiser sossego, não vá nestas épocas.
Estas são as nossas dicas para você que quer se aventurar por passeios incríveis fora do continente, mesmo sem sair do estado de São Paulo!
+ Não há comentários
Acrescente o seu