Medo de Avião? Confira Agora Dicas Para Superar Isso

Medo de Avião? Confira Agora Dicas Para Superar Isso


Tempo de Leitura: 3 minutos

Você tem medo de avião, mas precisa viajar para passear com a família ou até mesmo por causa do trabalho? Não se preocupe, muitas pessoas não ficam à vontade quando é preciso voar, mas pensando nisso, separamos várias dicas para te ajudar.

A verdade é que até mesmo pessoas acostumadas a voar não ficam 100% confortáveis durante um trajeto, ainda mais quando ocorre a conhecida turbulência. Mas o fato é: o avião é um dos transportes mais seguros do mundo e é pouco provável que ocorra um acidente aéreo.

Medo de avião – O que fazer?

Descubra o porquê do seu medo, talvez seja por algum trauma, alguma notícia que viu na televisão ou mesmo por causa da altura, o importante é consultar um médico e ver se a sua situação precisa de algum tratamento ou remédio específico.

Agora se o medo não é algo tão fora do comum assim, confira esse conteúdo até o final e descubra como resolver ou amenizar esse medo.

Antes mesmo de sair de casa, prepare-se para o voo, ou seja, entenda que você ficará determinado tempo na aeronave e por isso vista roupas confortáveis, alimente-se, mas nada de comidas pesadas, mantenha-se hidratado e tome algum medicamento caso tenha problemas com ansiedade.

E se você não se sente bem nessa situação, não compre lugares ao lado de janelas, pois isso só tende a piorar a situação. Agora se não houver escolha, tudo bem, mas procure manter a tapadeira da janela fechada.

O corredor é um bom lugar para escolher uma poltrona, pois dá para esticar as pernas e até caminhar um pouco. Ou ainda mesmo, compre a passagem em que o assento está localizado na região das asas, pois costuma ser mais estável, sem oscilar muito, devido a aerodinâmica da aeronave.

Busque também saber mais sobre o funcionamento das aeronaves, pois são meios de transporte bastante seguros e bem preparados para pequenas, médias e longas viagens.

E muito importante, quando estiver próximo de viajar não fique procurando ou lendo notícias sobre acidentes e tragédias, isso só vai causar mais insegurança e medo.

No aeroporto

Chegue ao aeroporto pelo menos uma hora e meia antes, pois você pode se ambientar, fazer o checklist com calma, comer alguma coisa ou apenas ir ao banheiro. Assim você não se preocupa com outros fatores como, atrasos ou perda do voo.

Dentro do avião

Já quando estiver dentro do avião, fique calmo, acomode-se e procure maneiras para se distrair.

Caso esteja viajando com amigos ou familiares converse com eles, fale sobre o que espera do lugar de destino ou qualquer outro assunto. Agora se estiver viajando sozinho, leia um livro, jogue no celular/tablet (no modo avião), assista um filme, ouça uma playlist de músicas ou simplesmente tente dormir.

Dessa forma, você ficará entretido e quando perceber já estará pousando no aeroporto de destino.

Outra alternativa é fazer exercícios de respiração ou meditação, ou seja, inspire, expire e preste atenção somente no ar que entra e sai do seu corpo, desse modo haverá mais oxigenação no cérebro e consequentemente você ficará mais relaxado, pois vai aliviar a tensão.

O que não fazer

Durante o voo é comum que comissários de bordo passem nos corredores com carrinhos contendo alimentos e bebidas. Nesse caso, evite as bebidas alcoólicas, pois quando está no ar, o organismo reage de maneira diferente e você pode ficar rapidamente enjoado ou até mesmo bêbado devido a pressão do ar.

E se passar por uma turbulência, não entre em pânico, não levante do assento e apenas procure algo para se distrair, como, ouvir músicas, feche os olhos e concentre-se no que está tocando, pois logo a turbulência passará.

Por fim, aproveite. No começo pode ser difícil, mas a medida que você vai voando mais vezes, fica mais fácil de administrar essa situação e você se acostuma.

Voar normalmente é tranquilo, dá para descansar, observar belas paisagens vistas de cima e o melhor de tudo é quando chega, pois é nesse momento que a viagem realmente começa. Então, nada de desculpas para não viajar.

E aí, o que achou do conteúdo? Alguma outra dica ou sugestão? Compartilhe para ajudar pessoas que sofrem desse medo e deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

+ Não há comentários

Acrescente o seu