Como Evitar os Sintomas do Coronavírus Durante Uma Viagem
Os sintomas do coronavírus, chamado de COVID-19 já se manifestou em diversos países, gerando bastante especulação e preocupação em turistas que já estão com viagem marcada para algum dos lugares com grande número de infectados.
Uma das maiores dúvidas é se a viagem deve ser realizada ou cancelada. Sendo assim, para ajudar nessa decisão, separamos algumas dicas que vão te ajudar na sua decisão e, até mesmo a se proteger do vírus durante o passeio.
O que é Coronavírus?
O coronavírus é uma família de vírus, que juntos causam doenças respiratórias em seres humanos e animais. Antes da atual epidemia, nomeada de novo coronavírus, a doença já causou problemas no passado com a SARS, descoberta em 2002 na China e, também em 2012 na Arábia Saudita, com a MERS.
Outra doença respiratória que causou uma reação parecida no mundo foi a Influenza H1N1, mais conhecida como Gripe Suína, descoberta no ano de 2009.
Quais são os sintomas do coronavírus?
Os sintomas da doença são bem parecidos com os de uma gripe comum, incluindo, febre, dores no corpo, coriza e tosse. O que difere o corona de outras síndromes respiratórias é a constante falta de ar, até mesmo em atividades simples, como caminhar e subir escadas.
É importante que aos primeiros sintomas o paciente procure por tratamento, já que a falta dele pode levar a complicações mais graves, como pneumonia, por exemplo.
Segundo a Organização Mundial de saúde, 80% dos casos foram tratados e curados apenas com repouso, água e analgésicos para sintomas de gripe, como febre. Porém, existe um grupo de risco que pode desencadear complicações, são eles idosos, diabéticos, cardíacos ou quem já possui problemas respiratórios.
Como se proteger do coronavírus
As medidas de prevenção indicadas pelo Ministério são simples, e devem ser tomadas para evitar qualquer tipo de vírus e bactérias. São elas:
- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão, além de fazer uso constante de álcool gel 70%;
- Proteja a boca e o nariz com o antebraço quando for tossir ou espirrar;
- Evite o contato com pessoas que possuem os sintomas da COVID-19;
- o uso de máscaras simples não são 100% eficientes contra o vírus, o ideal é cobrir o rosto com a de N 95;
- Evitar lugares com aglomeração de pessoas.
Devo cancelar minha viagem devido ao coronavírus?
Antes de adiar ou cancelar uma viagem você deve analisar vários aspectos, como seu estado de saúde, se vai aproveitar o passeio ou apenas ficar pensando em se proteger do vírus e ver como estão os casos no destino da viagem.
Se você faz parte do grupo de risco, é recomendado que espere a epidemia diminuir para realizar a viagem, caso contrário, basta seguir as recomendações e aproveitar o passeio. Isso se as atividades do país em questão estiverem ocorrendo normalmente.
Direitos de passageiros em caso de cancelamento de viagem
Diante da situação de emergência que alguns países estão sofrendo, muitos hotéis, agências e companhias aéreas estão adiando, ou até mesmo cancelando as viagens com reembolso para o consumidor.
Nessa situação o ideal a se fazer é entrar com cada uma das empresas contratadas para se informar sobre a política que estão adotando para lidar com essa situação.
+ Não há comentários
Acrescente o seu