É Possível Viajar Para Europa Sem Reservas de Hotel?
Viajar para a Europa oferece ao turista a oportunidade de conhecer diversos países, vendo que ficam próximos uns dos outros e possuem transportes públicos que possibilitam o fácil acesso.
Por esse motivo, é comum que o viajante não queira reservar os hotéis previamente, possibilitando que o passeio seja flexível, podendo ficar em um lugar por quanto tempo quiser, sem precisar se preocupar com as reservas.
A dúvida que sempre fica é, se é possível passar pela imigração européia sem comprovante de hospedagem. Por isso, separamos algumas exigências direcionadas para os turistas.
Requisitos para um brasileiro entrar na Europa
Espaço Schengen
O Espaço Schengen é composto por 29 países que aboliram o controle de fronteiras entre si, sendo alguns deles Portugal, Espanha, Itália, Suíça e Alemanha, que possuem voos diretos para o Brasil.
Mas apesar disso, algumas regras são aplicadas aos brasileiros que vão viajar para Europa a passeio ou a trabalho.
A recomendação é que documentos como: Passagem de volta, passaporte válido até depois de 3 meses do final da viagem, seguro de saúde e as reservas de hotel confirmadas para todo esse período estejam sempre a mão no momento de embarque e desembarque.
Os papéis costumam ser solicitados apenas nos casos em que o agente desconfia que o turista tem a intenção de permanecer no país como imigrante ilegal. Sendo assim, se as reservas do hotel ou a carta- convite não estiverem feitas, a viagem corre o risco de ser prejudicada.
A carta- convite é necessária quando a hospedagem será na casa de algum parente ou amigo. Por isso, é recomendado que esse documento seja escrito preferencialmente em inglês, digitalizada e assinada à mão pelo anfitrião.
Não existe um padrão para este formulário, mas é obrigatório conter informações do passaporte do dono da casa, sua prova de legalidade no país, endereço, telefone e declaração de que o hóspede está custeando a viagem.
Reino Unido
O Reino Unido não possui regras como as citadas anteriormente, mas é sempre bom andar com os mesmos documentos exigidos pelo Espaço Schengen, assim é possível evitar problemas com a imigração caso os agentes desconfiem de algo.
Vale a pena viajar à Europa sem reserva de hotel?
Vendo que na maioria dos países europeus é exigido a reserva prévia da hospedagem, mesmo que o destino seja Reino Unido, onde não é necessário, é sempre bom garantir a segurança de não ser questionado na imigração.
Além disso, a tecnologia permite que a hospedagem seja escolhida pela internet, muitas vezes com preços até mais acessíveis.
Outro risco que se corre é enfrentar a superlotação dos hotéis próximos da onde você estiver.
Planejamento
Viajar para a Europa exige bastante planejamento prévio, já que muitos dos passeios precisam ser agendados e comprados com antecedência. Por isso, uma dica para aqueles que querem explorar sem preocupações, é passar mais tempo em casa lugar que for ficar.
Viajar sem pressa pode possibilitar que o grupo conheça mais lugares sem gastar muita energia.
+ Não há comentários
Acrescente o seu